MÉRITO CIENTÍFICO

RESPONSÁVEIS

Renata / Maria Fernanda / Mel

DO CONCEITO À PRÁTICA: DESENVOLVIMENTO E IMPACTO DE UM APLICATIVO MÓVEL NA PROMOÇÃO DE HIGIENE ADEQUADA

Como o uso de um aplicativo móvel pode melhorar a qualidade de vida de comunidades afetadas pela falta de saneamento básico e contribuir para o acesso equitativo a saneamento e higiene adequados?
Saneamento básico envolve o fornecimento de água potável, tratamento de esgoto, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos, componentes essenciais para a saúde pública e a preservação ambiental. Sua ausência está diretamente ligada ao aumento de doenças e degradação ambiental, especialmente em áreas onde a prática da defecação a céu aberto é comum, o que intensifica a contaminação do solo e da água.
A fim de mitigar esses problemas, desenvolvemos o protótipo de um aplicativo chamado SaneApp, que tem como objetivo educar e conscientizar usuários sobre práticas de higiene e saneamento adequadas. O aplicativo inclui tutoriais, vídeos informativos, infográficos e campanhas educativas que abordam a importância do saneamento, além de notificações que incentivam comportamentos preventivos contra doenças relacionadas à falta de higiene. O uso do SaneApp pode ser uma ferramenta eficaz na promoção de práticas sanitárias, contribuindo para a melhoria da saúde pública e qualidade de vida das comunidades carentes.
Na entrevista com uma moradora da comunidade sem saneamento - Comunidade Duas Torres Renascer - , Dona Vera provou à equipe que o uso da plataforma seria muito mais que útil. De acordo com ela, "qualquer coisa ajuda". Nesta comunidade, a equipe notou que a maioria dos moradores possui amplo acesso à smartphones e internet, facilitando a eficiência do aplicativo.
Saiba mais sobre a visita:

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Milhões de pessoas ao redor do mundo ainda enfrentam condições precárias de saneamento, incluindo a prática de defecação a céu aberto, o que compromete a saúde pública e perpetua ciclos de pobreza e desigualdade (Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2021). A defecação a céu aberto, em particular, é um problema crítico que afeta a dignidade humana, a segurança e a qualidade de vida, especialmente em comunidades marginalizadas e em desenvolvimento.

QUER CONHECER MAIS SOBRE ESSE PROJETO?
CLIQUE AQUI: